Mágicas do SysReq

9 January, 2007

O SysReq, para quem nunca ouviu falar, é um método “mágico ” que permite respostar rápidas do kernel Linux através de combinações no teclado. É a mesma tecla do PrintScreen, que até o dia que eu descobri o SysReq, servia para pegar a tela no Windows. Seu uso geralmente é relacionado a problemas no micro, quando para tudo e não tem outra solução a não ser o reset !

Por exemplo, a poucos dias o VMware travou minha máquina completamente, por ocupar memória demais (256 Mb para um host virtual, enquanto eu so tenho de RAM 256 !). Então usei o alt+sysreq+k e zap ! Simplesmente morreu tudo que tava na minha frente, funcionou melhor que o “kill -9 -1”, que na hora eu não podia digitar.

As principais combinações em um Linux x86 são:

alt+sysreq+h – help.

alt+sysreq+k – mata todos os processo no console atual .

alt+sysreq+u – desmonta e monta todas as partições em modo somente-leitura.

alt+sysreq+s – sincroniza os sistemas de arquivos, ou seja, escreve tudo que esta pendente no disco.

alt+sysreq+r – desabilita o “raw mode”, o modo do X11.

alt+sysreq+b – reinicia na hora (perigoso !).

Outras situações em que o SysReq é útil quando trava tudo, tudo mesmo. Basta os comandos alt+sysreq+s (sincroniza tudo) alt+sysreq+u (desmonta e remonta somente leitura) e alt+sysreq+b (reinicia) e pronto, tudo a salvo.

A única situação que eu presencio, onde o sysreq não funciona mesmo, é em problemas da minha placa de video Trident. Mas pelo que busquei na rede, ela nunca vai funcionar mesmo ….

Mais detalhes e dicas sobre o SysReq olhem em:

Linux Magic System Request Key Hacks

/usr/src/linux/Documentation/sysrq.txt

8 Responses to “Mágicas do SysReq”

  1. eljunior Says:

    massa!
    aí, explica por que é tão perigoso o alt + SysRq + b? corrompimento do sistema de arquivos?
    fiz várias vezes já o alt+sysRq+s e alt+sysRq+b, sem a remontagem (alt+sysRq+u). isso tá errado?

  2. jvflima Says:

    primeiro valeu as correcoes deste post ! boa visao de portugues … ehehe.
    o alt+sysrq+b he perigoso porque ele nao sincroniza o sistema de arquivos, podendo corromper ou nao. Isso varia muito. Maquinas com mais memoria eu acredito que tenha mais chance de acontecer isso.
    o caso do alt+sysrq+u he uma mania minha. acredito que os fs’s tem que saber o momento que tu desmonta eles, dexando eles gravarem suas estruturas em disco. Tu jah viu aquelas mensagens do reiserfs quando ele avisa que o sistema foi desmontado incorretamente ? he apenas uma mania que, com certeza, nao vai prejudicar o sistema. Alias isso vale uma pesquisada minha mais tarde …

  3. stummjr Says:

    isso já vem habilitado por padrão?

  4. jvflima Says:

    depende e varia muito. Numa instalacao desktop, tipo gentoo, ubuntu … e bem provavel que jah tah habilitado.
    Ele tambem nao he seguro, pois tem algumas combinações que mostram os processos que estao executando, e registradores da maquina.
    Para habilitar ele:

    cd /usr/src/linux
    make menuconfig

    e depois:

    Kernel hacking —>
    [*] Magic SysRq key

  5. eljunior Says:

    hmmmm… beleza!
    (quanto aos erros de português, não era nada que tu não possa ter “vido” :D)

  6. stummjr Says:

    não escreve mais? quem vê acha que tá ocupado… hehehe!!!

  7. Hugo Says:

    Muito dez o blog de vcs ,estão de parabéns!! Se puderem visitar meu site que fala sobre regressao ficarei muito grato http://www.espacoauryn.com . Abraços


  8. […] fazer um reboot seguro usando as Mágicas do SysReq. Isso vai envolver um certo malabarismo tecladístico que faz jus aos comentários do meu amigo: […]


Leave a Reply

